Associação Beneficente de Apiaí aprova em assembléia gestão do Consaúde no Hospital

Em assembléia geral extraordinária realizada na segunda-feira, dia 14 de dezembro, nas dependências do Hospital “Dr. Adhemar de Barros” atendendo convocação do provedor da Associação Beneficente de Apiaí, Stofferinus Frederik Bakker, os associados compareceram e na segunda chamada, foi colocado em apreciação a proposta para que o Consaúde venha administrar a unidade hospitalar.

Na abertura dos trabalhos o provedor fez o uso da palavra, explanando preliminarmente o assunto a ser deliberado e passou a palavra para o prefeito de Apiaí, Dr. Emilson Couras da Silva, que narrou em síntese sobre as dificuldades da saúde na região, focando o Hospital “Dr. Adhemar de Barros”, e que o Consaúde deseja assumir a gestão do hospital, de quem todos os prefeitos da região têm a promessa de investimentos em equipamentos e pessoal, que intenta melhorar a saúde para a população de mais de 60.000 habitantes.

Em seguida o ex-prefeito e sócio, João Cristino dos Santos, Janguito, falou sobre o início do hospital, cuja primeira movimentação popular ocorreu em 1º de setembro de 1938 e em março de 1940 foi lançada a pedra fundamental da “Santa Casa de Apiaí”, explanando detalhadamente o histórico da entidade, inclusive com os nomes dos protagonistas, e ao final, conclamou os presentes para votar favorável a gestão do Consaúde.

Na seqüência o suplente de vereador e sócio Samuel Antônio Carriel de Lima, Samuel do PT, conclamou os presentes para uma reflexão sobre a gestão do Consaúde, indagando que se o dinheiro que é público pode vir pelo Consaúde, porque não pode vir diretamente ao hospital, também disse que “estamos numa encruzilhada de fato, pois não se tem nada por escrito”. Ato contínuo, o vice-prefeito de Apiaí, Dr. Raul Alencar, disse, em síntese, que a prioridade do Estado é a de direcionar ao Consaúde a administração da entidade hospitalar, tendo em vista as deliberações havidas pelos gestores políticos da região.

O prefeito de Barra do Chapéu, Eduardo Vicente Fillietaz, também fez uso da palavra. Primeiramente narrou sobre as dificuldades dos prefeitos da região neste ano de 2009, e que o Governo do Estado aprova a gestão do Consaúde no hospital, e ele, pessoalmente, apóia esse encaminhamento. Ao fim, parabenizou a atual administração do hospital pelo empenho nos últimos anos. Para encerramento dos pronunciamentos o provedor convidou o ex-prefeito, médico e sócio Dr. Luiz Neves Aires de Alencar para usar a palavra, o qual disse que chegou em Apiaí em 14 de outubro de 1958 quando o hospital estava fechado e com muitas dificuldades, porém, conseguiram reabrir as portas e após explanar sobre a sua vinda e atividades em Apiaí, disse que em sua opinião é necessário que a entidade esteja credenciada para exercer a administração, e que o Consaúde está credenciado.

Passado para o processo de votação, os associados aprovaram por unanimidade a proposta. O advogado Dr. Gerson Pereira Amaral, da assessoria Jurídica da entidade, acompanhou os trabalhos e o provedor Stofferinus Frederik Bakker proclamou o resultado, sendo elaborada um Ata pelo primeiro secretário Carlos Roberto Rodrigues.

Estiveram presentes com direito a voto: Carlos Roberto Rodrigues, Stofferinus Frederik Bakker, João Antônio Fortes, João Cristino dos Santos, Mário Sato, Samuel Antônio Carriel de Lima, Fábio Fagundes, Jair Rodrigues Machado, Dr. Luiz Neves Ayres de Alencar, Reinaldo de Oliveira, Débora Aires Caetano, Wilson Vitório Santini e Amir Carlos Santini; as autoridades: prefeito Dr. Emilson Couras da Silva, vice-prefeito Dr. Raul Coelho de Alencar, secretária Isabela Cóscia, prefeito Eduardo Vicente Fillietaz (Barra do Chapéu), vereadores Célio Gregório, Geraldo Cássio Borges, Ronaldo Rodrigues e Vanderlei Borges de Lima; e outros interessados.