Cemitério “São Judas Tadeu” recebeu cerca de seis mil visitantes no feriado de finados

Com uma área de 14 mil metros quadrados o cemitério “São Judas Tadeu”, de Apiaí, recebeu neste feriado de finados, segundo sua administração, uma média de seis mil visitantes que buscando a sepultura de seus entes queridos puderam observar o estado de conservação, gramas cuidadas, sepulturas históricas e os muros pintados.

Inaugurado em 1922, o cemitério tem hoje entre 3500 a 4000 sepulturas. A rotina tem sido de 120 sepultamentos anuais, um a cada três dias, nesse ritmo em 03 anos estará superlotado, precisando de uma nova área.

Encarregados anteriores chegaram a oficiar a administração passada que não existia mais área livre no cemitério o que provocou uma grande preocupação, nas duas ultimas campanhas eleitorais o tema foi explorado por todos os candidatos, mas a atual administração encontrou uma solução temporária, abrindo novos espaços, sem prejuízo algum.

Na ultima Sessão do Poder Legislativo, o vereador Geraldo Cássio Borges sugeriu a mudança do muro que acompanha a Rua da Consolação como uma forma de aumentar o espaço.

O atual administrador, Ricardo Serviha, tem mantido a limpeza do local tomando cuidados que vão da grama aos túmulos, ao invés de capinar, passa-se a máquina, túmulos antigos estão bem cuidados. Também criou uma estrutura para abrigar o “ossuário”, local onde são depositados os restos mortais das gavetas comunitárias que são desocupadas após cinco anos. Mantendo separados são identificados com um número, podendo, a gosto das famílias colocarem os nomes.

Além dos visitantes no dia de finados as pessoas que vendiam flores, lanches, jovens da igreja Adventista do Sétimo Dia com panfletos sobre a Bíblia, movimentaram o cemitério.

Visitantes aproveitaram para expor comentários e reclamações por conta do improviso feito em outra administração, quando colocaram sepulturas muito próximas levando-os a não ter como chegar a seus familiares. Elogios foram feitos à limpeza e organização.

Araçaíba
O cemitério do distrito de Araçaíba passou por uma reestruturação a fim de receber os visitantes no dia de finados. Os muros e túmulos foram pintados, calçadas reformadas e o necrotério passou por uma reforma. O local utilizado para sepultamentos desde 1932 precisava de alguns reparos para os quais o vereador José Cláudio Teixeira de Oliveira contou com o apoio da administração.

José Cláudio também pediu reparos no cemitério antigo que foi utilizado quando Araçaíba chamava-se Capoeiras e foi sede de município. Foi levantado uma cerca de proteção e limpeza para facilitar o acesso. O vereador após acompanhar o dia de visitas aos dois cemitérios comentou: “Nossos entes queridos sepultados merecem todo respeito e para isso estamos trabalhando”.