Defesa Civil do município se prepara estruturalmente para atender casos de emergências

Na manhã de quarta-feira, dia 16 de dezembro, membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) estiveram reunidos no Fundo Social para traçar metas e planos de ação no enfrentamento dos possíveis danos causados por impropérios da natureza esperados para os meses vindouros. Dr. Emilson abriu o encontro e na seqüência o Tenente PM Costa Mendes fez as explanações.

O prefeito Dr. Emilson desejou boas vindas a todos, deixou uma mensagem otimista e discorreu sobre ações. “Grande parte de população é vulnerável, pois, não tem consciência das ameaças que põem em perigo sua vida e seus bens. Em geral, as instituições e comunidades não prestam atenção as ameaças que se confrontam, subestimam aquelas que reconhecem e superestimam sua capacidade de fazer frente a uma crise. Além disso, dependem muito da ajuda de emergência quando ocorre o desastre. Para construir uma nova realidade de ações de Defesa Civil dependemos muito do compromisso consciente das instituições e das comunidades. Elas devem compreender e contribuir a importância de uma mudança de atitude, ter acesso a recursos técnicos e materiais necessários, assim como, assumir responsabilidades para levar a efeito atividades planejadas para a redução de riscos e desastres, e construir comunidades mais seguras”, concluiu.

Tenente Costa Mendes palestrou mostrando a importância da Defesa Civil bem estruturada e, devido as fortes chuvas que vem assolando a região, alertou sobre os perigos de alagamento e desmoronamento, incentivando a cada um estarem utilizando métodos de prevenção.

Durante o encontro, foi focado ainda que o panorama que se apresenta nestas últimas décadas e, de forma intensificada nos últimos anos, revela que vivemos a inexorabilidade da convivência com mudanças climáticas globais e o aumento expressivo do número de desastres. Trata-se de radicais transformações dos ecossistemas existentes e de suas dinâmicas, expansão demográfica, diminuição dos recursos naturais disponíveis, crises sócio-econômicas contundentes, entre outros fatores, expondo a população a eventos adversos e suas conseqüências.

Apiaí é uma das poucas cidades que possui o COMDEC de forma organizado. Seu coordenador é o secretário de Obras, José Cláudio Ferreira de Moraes. “Comunicamos aos munícipes que em caso de risco eminente de deslizamentos ou enchentes, temos um telefone de contato que é o 3552.1927, onde todos estão de alerta”, informou o coordenador.

Em janeiro de 2010 será realizado outro encontro onde serão traçados maneiras de prevenção nas áreas consideradas de risco e preparação dos membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.