Incra e Ufscar oferecem curso de Agronomia para assentados de São Paulo

Incra e Ufscar oferecem curso de Agronomia para assentados de São Paulo

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Paulo e a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) firmaram um convênio para o Curso Especial Bacharelado em Agronomia com ênfase em sistemas rurais sustentáveis, voltado aos assentados da reforma agrária em São Paulo. O extrato do convênio, celebrado por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), foi publicado no Diário Oficial da União do dia 12 de dezembro último.

Este será o primeiro curso de Agronomia para assentados no estado, com um total de 60 vagas. O vestibular ocorrerá no primeiro semestre de 2008 e as aulas começarão no segundo semestre do mesmo ano. Os recursos totalizam R$ 1.080.000,00, sendo R$ 180.000,00 correspondente à contrapartida da universidade. A Ufscar será responsável por toda a execução, desde a etapa preparatória para o processo seletivo até a organização das aulas.

O curso terá duração de cinco anos, com uma carga horária de 4.050 horas. Será realizado nos moldes da pedagogia da alternância, divididas em tempo-escola e tempo-comunidade ? ou seja, períodos em aulas presenciais e os demais de atuação nos assentamentos de origem. De acordo com o reitor da universidade, Oswaldo Baptista Duarte Filho, a universidade tem historicamente uma dívida com a classe trabalhadora rural. Quanto à colaboração dos professores, Duarte Filho acrescentou que ?os professores e colaboradores se empenharam na elaboração deste curso e formará bons profissionais.?

O superintendente do Incra em São Paulo, Raimundo Pires Silva, disse que a criação do curso de agronomia vai atender uma grande demanda existente e irá contribuir para o desenvolvimento dos assentamentos. Silva enfatiza que o projeto pedagógico teve a participação dos acadêmicos da universidade, de quatro movimentos sociais e do Incra.

O coordenador do curso, professor Farid Eid, disse que o curso de agronomia contribuirá na qualificação do assentado para melhorar a oferta de alimentos no estado. Segundo Eid, o curso será um aprendizado e um desafio para os professores, que vão interagir com o conhecimento dos assentados.

O Incra e a Ufscar já haviam assinado outro convênio, em novembro deste ano, para o curso especial de Licenciatura Plena em Pedagogia, com uma turma de 60 alunos. Desde 2003, existem sete convênios firmados em São Paulo beneficiando mais de 800 alunos em cursos de alfabetização, escolarização, técnicos, estágios de vivência e graduação. Os convênios foram firmados com as principais universidades do estado: Unicamp, Unesp, Unimep e Fundação Santo André.