Inscrições abertas para o vestibular da Universidade Aberta do Brasil com novos cursos

A Universidade Aberta do Brasil abre inscrição para o vestibular dos novos cursos: Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação e Pedagogia. As inscrições estão abertas de 02 à 28 de janeiro de 2008 e todas as informações estão no site: www.vestibular.ufscar.br/calendario_distancia.php

O curso de Engenharia Ambiental é um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com vista a promover um desenvolvimento sustentável. O Engenheiro Ambiental tem por função resolver problemas concretos de remediação (atividade corretiva) diante das ações antrópicas mediante aplicações da tecnologia disponível, pontual e localmente apropriada. De modo geral, tanto no âmbito público como privado, sua atuação deve atender aos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente, em obediência ao artigo 225 da Constituição Federal. Além disso, deve também atender às preocupações ambientais mais amplas, consideradas em tratados internacionais como exigências relativas ao clima da Terra. Duração: 5 anos.

O curso de Sistemas de Informação tem como objetivo capacitar o aluno a definir o Sistema de Informação a ser utilizado na Gestão dos Negócios de uma empresa, seja ela da área do comércio, indústria ou de serviços, pública ou privada, sempre buscando ótimo desempenho do custo/benefício. Para isso, receberá conhecimentos que lhe permitirão identificar quais informações são necessárias nos processos de gestão de uma empresa, bem como nos de atualização das tecnologias de informática existentes no mercado. As principais atividades são: identificar, com qualidade, produtividade e segurança, as informações necessárias para a execução dos processos de uma empresa; identificar e estruturar os dados necessários para a obtenção das informações utilizadas nos processos de uma empresa; estruturar os dados necessários para os processos de decisões gerenciais; avaliar custo/benefício dos sistemas de informação utilizados nas empresas; analisar as conveniências de sistemas centralizados e descentralizados; planejar e implementar sistemas de informação; avaliar a segurança de sistemas de informação. Duração: 4 anos.

O curso de Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo. Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação educacional). Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: Disciplinas filosóficas, Disciplinas científicas e Disciplinas técnico-pedagógicas. Duração: 4 anos.

Os cursos são do programa Universidade Aberta do Brasil – Ministério de Educação e Cultura em parceria com a UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) e PMA (Prefeitura Municipal de Apiaí).