Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Ponto de Cultura De Barro e Trança trouxe oficina de sistema Linux na Comunidade Virtual

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Ponto de Cultura De Barro e Trança trouxe oficina de sistema Linux na Comunidade Virtual

Durante os dias 08, 09 e 10 de dezembro aconteceu na CVAP – Comunidade Virtual de Apiaí, oficina gratuita de software livre, para 15 jovens de Apiaí. A sede de inclusão digital do Ponto de Cultura De Barro e Trança é a CVAP, onde recebeu a oficina de Linux, no qual uma equipe do Pontão de Cultura, Nós Digitais, da cidade de São Carlos, veio ministrar a oficina de migração e instalação do Linux, com direito a certificado cuja duração foi de 15 horas.

Nos três dias, do período das 14h00 as 19h00, envolveu parte teórica e prática. A administradora da CVAP, Aline Vidal, junto com a coordenadora do Ponto de Cultura de Apiaí, Lia Camargo, selecionaram os jovens freqüentadores do local, que mais tem proximidade com a área de informática e funcionários da Prefeitura Municipal, futuros multiplicadores do sistema Linux em Apiaí.

“Essa foi a primeira oficina de Linux que Apiaí recebe, no ano de 2010 estão previstas outras, a pretensão é que Apiaí seja projeto especial do Pontão de Cultura, pelo interesse dos participantes e da administração da CVAP. O local também foi muito elogiado pelos monitores Fernando Avena e Fernando Oliveira que relataram que ao percorrer alguns municípios do Vale do Ribeira, dizem que Apiaí está a frente de muitas outras pelos inúmeros projetos, programas e associações que a cidade possui e pelo apoio que a Prefeitura Municipal dá a essas ações, que é muito difícil de se encontrar em outras localidades”, comentou Lia.

Os monitores pré agendaram um encontro a nível regional que será realizado em Apiaí com oficina de construção de sites e elaboração de vídeos, todos desenvolvidos com software livre.
Os ministérios de Comunicações e de Cultura estão trabalhando somente com sistema livre, o Linux, pois segundo especialistas, as vantagens sobre um software proprietário são muitas.

Linux x Windows
A diferença mais marcante entre Linux e Windows é o fato do Linux ser um sistema de código aberto, desenvolvido por programadores voluntários espalhados por toda internet e distribuído sob a licença pública GPL. Enquanto que o Windows é software proprietário, não possui código-fonte disponível e o usuário ainda precisa comprar uma licença pra ter o direito de usá-lo. No Linux não precisa pagar nada e não é crime fazer cópias para instalar em outros computadores. A vantagem de um sistema de código aberto é que ele se torna flexível às necessidades do usuário, tornando assim suas adaptações e “correções” muito mais rápidas. O código-fonte aberto do Linux permite que qualquer pessoa veja como o sistema funciona, corrija algum problema ou faça alguma sugestão sobre sua melhoria, esse é um dos motivos de seu rápido crescimento, assim como da compatibilidade com novos hardwares, sem falar de sua alta performance e de sua estabilidade. Para saber mais sobre o sistema Linux acesse os sites: www.vivaolinux.com.br ou www.nosdigitais.teia.org.br