Unidade Municipal de Cadastro informa proprietários rurais sobre a necessidade do CCIR

O CCIR – Certificado de Cadastro de Imóvel Rural é um documento indispensável para transações imobiliárias como compra e venda de imóveis rurais, e para tomada de empréstimos junto aos bancos, pois por meio dele os órgãos oficiais confirmam que o imóvel está cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR).

Desde o dia 14 de dezembro o INCRA vem realizando a emissão dos CCIR’s das propriedades que estão com o Cadastro regular, cuja impressão pode ser feita pela internet no endereço www.incra.gov.br . Após acionar um botão no lado direito da página ao usuário será solicitado inserir o numero do CCIR do imóvel, o CPF ou CNPJ do proprietário, o Estado e município de localização do imóvel podendo em seguida imprimir o documento e efetuar o pagamento da taxa de cadastro nas casas lotéricas ou agências da Caixa Econômica Federal.

Desde o ano de 2005 o CCIR não era emitido, mas o INCRA regularizou a situação emitindo esse Certificado para os anos de 2006 a 2209, e a partir de agora a emissão será anual através da internet. O proprietário que não tiver o acesso à internet deverá procurar uma das mais de três mil Unidades Municipais de Cadastro (UMC) existentes em todo o Brasil através de convênios com as Prefeituras Municipais e ali poderá obter gratuitamente o CCIR da sua propriedade.

Nos casos em que a emissão não for possível no site do INCRA o proprietário ou seu procurador devidamente habilitado deverá procurar a UMC mais próxima para verificar as pendências e se possível atualizar o Cadastro. O diretor da Unidade em Apiaí, Josias Camargo, informa que a UMC está instalada junto a Secretaria Municipal da Agropecuária, situada na Rua Sete de Setembro, 377 e poderá fornecer o Certificado gratuitamente a quem se interessar.