“PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA” PARCERIA ENTRE AS SECRETARIAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos Profissionais da Educação.

O PSE é, portanto, uma estratégia de integração permanente da Saúde e Educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. O objetivo é o desenvolvimento da formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Os trabalhos já foram iniciados com o Levantamento Epidemiológico da Saúde Bucal das Escolas Municipais: EMEIEFs, CEMEIEFS e CEMEIs. Esse levantamento está acontecendo de acordo com um cronograma para atendimentos de todas Unidades Escolares da Rede Municipal de Apiaí, tendo como coordenadora a Dentista Paolla Brito Barbosa e o auxílio dos seguintes profissionais: Camila de França (Dentista), Angela Tuzaki Barbosa (Dentista), Lohana Silva Santos (Dentista), Otavio Augusto Martins Camargo (Dentista), Bianca Franco do Amaral (Auxiliar), Loide de Lima Ribeiro (Auxiliar), Cleuza Alves Santos (Auxiliar), Nicineia Estevam dos Santos Figueira (Auxiliar) e Marcia Boguchesky da Silva (Auxiliar).

As Unidades atendidas no dia 15 de fevereiro, foram o CEMEIEF Professor Nelson José Neri (Bairro Encapoeirado) sob a direção da Professora Cleide Aparecida da Rosa e o CEMEIEF Professora Cacilda Costa Silva Santini (Bairro Queimadas) sob a direção da Professora Letícia Dias da Mota Prado. As demais unidades já receberam o cronograma para aguardar o atendimento.

Para a Secretária da Saúde, Rosana Vitorassi e Educação Rosângela Aliaga, trabalhar de forma intersetorial constitui-se de um grande avanço para o município pois representa a soma de esforços na execução conjunta de ações que beneficiam os cidadãos.