APIAÍ IMPLEMENTA O PROJETO DE EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

O município de Apiaí, em uma parceria inovadora com a Associação Comercial e o SEBRAE, está lançando um projeto pioneiro para fomentar o empreendedorismo nas escolas municipais. A iniciativa foi discutida em uma reunião na Secretaria de Educação de Apiaí, conduzida pelo secretário de administração municipal, Nelson Aparecido Pelegrina.

Durante o encontro, Adriano Augusto de Souza, Analista de Negócios Sênior do Sebrae e Gestor Regional da Educação Empreendedora, apresentou o Programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos). O JEPP tem o propósito de disseminar a cultura empreendedora entre crianças e jovens, incentivando-os a desenvolver atitudes proativas e a planejar estratégias eficazes para interagir com o mundo ao seu redor.

A Secretaria de Educação municipal  juntamente com o SEBRAE articulou a implementação da metodologia do programa, que inclui 100 horas de capacitação para professores multiplicadores e 95 horas de práticas em sala de aula.

O programa abrangerá o Ensino Fundamental I e será aplicado nas escolas municipais de Apiaí, desenvolvendo competências essenciais para formar jovens autônomos, solidários e competentes.

De acordo com a secretaria de educação, 312 alunos e 20 professores dos 4° e 5° anos das EMEIEFs, incluindo as escolas Professora Elisa dos Santos e Professora Honorina Albuquerque, serão beneficiados pelo programa. A capacitação dos professores está programada para ocorrer de 09 a 29 de abril, e as atividades com os alunos terão início na segunda quinzena de maio.

A reunião contou com a presença de representante do Sebrae, da administração municipal,  Assessoras Pedagógicas: Adriana Santana Zrenner, Juliane Andrade Fortes e Supervisoras: Maria Goretti de Andrade Munhão e Rozine Oliveira Rosa

Por Julio Cesar Melo