Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sebrae Itapeva treina compradores públicos da região

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Sebrae Itapeva treina compradores públicos da região

Com a intenção de cumprir a nova lei geral dos das micro e pequenas empresas, o Sebrae de Itapeva saiu na frente com um programa pioneiro e ministrou o primeiro treinamento de políticas públicas para os compradores das prefeituras da região. O objetivo é preparar o funcionário público para receber as micro e pequenas empresas em processo de licitação.

Segundo informações do Sebrae, a principal meta desse treinamento é incentivar os órgãos de administração pública dos municípios a utilizar mais as micro e pequenas empresas como fornecedores das prefeituras.

O professor Álvaro Rodrigues dos Santos, especialista na área, ministrou esse primeiro treinamento. Para ele, é vantajoso para as prefeituras esse tipo de licitação envolvendo o micro e pequeno empresário, pois os recursos que são investidos nas licitações ficam no próprio município gerando movimentação econômica e social na própria cidade. O professor ressalta que esse trabalho pode ser uma política pública da maior importância, pois a prefeitura consegue aumentar a renda do município.

Ele alerta micro e pequenas empresários que desejem participar dos processos de licitação para antes consultar o Sebrae e também a prefeitura de sua cidade a fim de se informar sobre as exigências legais. ?Esse programa pretende que a própria administração pública seja a mobilizadora das micro e pequenas empresas em seus municípios. Tanto a prefeitura pode procurar quanto ela também pode ser procurada?, ressaltou o professor Álvaro.

Um cuidado que os pequenos empreendedores terão que tomar diz respeito à qualificação. O professor Álvaro Rodrigues dos Santos explicou que os administradores e compradores públicos terão que assumir o papel de agente transformador da sociedade, senão ele desiste na primeira dificuldade e não contrata as micros e pequenas empresas. Já no lado do pequeno empresário, ele terá que produzir em com melhor qualidade e melhor preço. ?Ele vai participar de uma concorrência e vai ter que ganhar. Para isso, ele precisa ter um produto bom, com alta qualidade e fazer com que o preço consiga ganhar a licitação?, completou o professor Álvaro.

A região do sudoeste paulista tem uma característica econômica muito própria, que é uma alta concentração de micro e pequenas empresas locais. O poder público, através das compras públicas, já prioriza um pouco mais a micro e pequena empresa, valorizando a lei geral.

Comprar da grande empresa, da média empresa e da pequena empresa faz uma diferença muito significativa. Segundo o Sebrae, a idéia hoje é fazer com que o poder público esteja habilitado para comprar das micro e pequenas empresas, favorecendo assim maior geração de renda e desenvolvimento no sudoeste paulista.

O primeiro treinamento foi feito com compradores públicos de municípios da região. A gerente regional do Sebrae, Marimar Guidorzi de Paula, disse que, a partir de fevereiro, deve estar pronto o treinamento para os fornecedores.