Com a intenção de cumprir a nova lei geral dos das micro e pequenas empresas, o Sebrae de Itapeva saiu na frente com um programa pioneiro e ministrou o primeiro treinamento de políticas públicas para os compradores das prefeituras da região. O objetivo é preparar o funcionário público para receber as micro e pequenas empresas em processo de licitação.
Segundo informações do Sebrae, a principal meta desse treinamento é incentivar os órgãos de administração pública dos municípios a utilizar mais as micro e pequenas empresas como fornecedores das prefeituras.
O professor Álvaro Rodrigues dos Santos, especialista na área, ministrou esse primeiro treinamento. Para ele, é vantajoso para as prefeituras esse tipo de licitação envolvendo o micro e pequeno empresário, pois os recursos que são investidos nas licitações ficam no próprio município gerando movimentação econômica e social na própria cidade. O professor ressalta que esse trabalho pode ser uma política pública da maior importância, pois a prefeitura consegue aumentar a renda do município.
Ele alerta micro e pequenas empresários que desejem participar dos processos de licitação para antes consultar o Sebrae e também a prefeitura de sua cidade a fim de se informar sobre as exigências legais. ?Esse programa pretende que a própria administração pública seja a mobilizadora das micro e pequenas empresas em seus municípios. Tanto a prefeitura pode procurar quanto ela também pode ser procurada?, ressaltou o professor Álvaro.
Um cuidado que os pequenos empreendedores terão que tomar diz respeito à qualificação. O professor Álvaro Rodrigues dos Santos explicou que os administradores e compradores públicos terão que assumir o papel de agente transformador da sociedade, senão ele desiste na primeira dificuldade e não contrata as micros e pequenas empresas. Já no lado do pequeno empresário, ele terá que produzir em com melhor qualidade e melhor preço. ?Ele vai participar de uma concorrência e vai ter que ganhar. Para isso, ele precisa ter um produto bom, com alta qualidade e fazer com que o preço consiga ganhar a licitação?, completou o professor Álvaro.
A região do sudoeste paulista tem uma característica econômica muito própria, que é uma alta concentração de micro e pequenas empresas locais. O poder público, através das compras públicas, já prioriza um pouco mais a micro e pequena empresa, valorizando a lei geral.
Comprar da grande empresa, da média empresa e da pequena empresa faz uma diferença muito significativa. Segundo o Sebrae, a idéia hoje é fazer com que o poder público esteja habilitado para comprar das micro e pequenas empresas, favorecendo assim maior geração de renda e desenvolvimento no sudoeste paulista.
O primeiro treinamento foi feito com compradores públicos de municípios da região. A gerente regional do Sebrae, Marimar Guidorzi de Paula, disse que, a partir de fevereiro, deve estar pronto o treinamento para os fornecedores.