Campanha Zoonoses

Publicado em 16 de agosto de 2018
CompartilheShare on FacebookTweet about this on Twitter

Apiaí conta atualmente com um contingente de pelo menos 10000 animais domésticos, que vem em ascensão, estamos implantado o departamento de Controle de Zoonoses e iniciamos o cadastramento, identificação e o levantamento populacional. No mês de dezembro foram realizadas campanhas para castração e microchipamentos de cães e gatos sendo realizadas 175 castrações e 180 chipamentos.

Neste ano iniciamos uma parceria com a secretaria do meio ambiente do estado de são Paulo, para realizar a diminuição dos agravos e danos dos animais domésticos na flora silvestre. Iniciamos também a inclusão do município no programa Pet São Paulo. Entendemos o quanto é importante, a presenças dos pets nas famílias Apiaienses e estamos iniciando agora uma nova fase de promoção e prevenção juntos as familiais.

Um animal de estimação não é um brinquedo que serve apenas para divertimento.  Ele é um ser vivo que tem seus direitos garantidos por Lei e deve ser tratado com responsabilidade.

Precisamos manter em dia a vacinação, vermifugação, cuidar da higiene, proteger do sol e da chuva fornecer alimentação saudável, não deixa-lo exposto a doenças, maus tratos, devemos promover o bem-estar e nunca abandonar ou maltratar um animal, atos de crueldade são crime previstos na LEI 9605/98.

Em primeiro momento caso se constante alguma infração o departamento de zoonoses vai estar advertido os proprietários, no caso da infração recorrente será aplicada multa, sendo que nos caos mais graves existe a perda da guarda do animal e detenção do sujeito.

Para conscientizar a população a secretaria municipal de saúde estará afixando cartazes, nos principais pontos e entradas da cidade.

Participe faça a diferença.

Secretaria de Saúde de Apiaí.