Prefeito Luciano Polaczek assina convênio de R$ 300 mil através do programa Saúde em Ação

Publicado em 16 de maio de 2017

O prefeito Luciano Polaczek assinou convênio com o governo estadual no valor de R$ 300 mil, destinado para a reforma das Unidades Básicas de Saúde do município, através do Programa Saúde em Ação. A cerimônia ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na quarta-feira (10). O governador Geraldo Alckmin liberou recursos para mais 30 municípios do estado, totalizando R$ 32 milhões em investimentos.

Estiveram acompanhando o chefe do poder executivo municipal o secretário municipal de Saúde, Ricardo Leão Silva, o vereador José Luís Pedroso e o assessor político, Claudiomar Gonçalves. Os deputados estaduais Edson Giriboni, Dr. Ulysses Tassinari e outras autoridades marcaram presença na solenidade.

A verba faz parte do Programa Saúde em Ação, uma parceria da Secretaria da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Vamos fazendo novas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e reformando, com equipamentos novos, informatizado e capacitação de recursos humanos, enfim, um programa para melhor atender a nossa população”, disse o governador Alckmin.

As obras são para modernização e ampliação de estrutura e aquisição de equipamentos. São melhorias em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e clínicas de saúde distribuídas pela Região Metropolitana de Campinas, Vale do Ribeira, Vale do Jurumirim, Itapeva/Sorocaba e Litoral Norte.

Ao todo, 31 cidades serão beneficiadas. Assinaram convênio as cidades de Águas de Santa Bárbara, Americana, Apiaí, Arandu, Arthur Nogueira, Avaré, Barão de Antonina, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Itaberá, Itaí, Itaoca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itararé, Itatiba, Juquiá, Nova Campina, Pedreira, Riversul, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Taquarituba, Taquarivaí, Tejupá e Ubatuba.

Para o prefeito Luciano Polaczek, a assinatura de convênios com o governo estadual, através do Programa Saúde em Ação permite realizar investimentos para melhorias no setor em Apiaí. “Agradeço ao governador Geraldo Alckmin pela liberação dos recursos, que serão investidos em benfeitorias para as Unidades Básicas de Saúde, gerando desenvolvimento e melhor atendimento para os munícipes no setor”, comentou.

Saúde em Ação

O programa prevê a construção ou reforma de 161 unidades, incluindo clínicas de saúde, hospitais, ambulatórios de especialidades e CAPS, localizados em cinco regiões do Estado. O investimento total é de R$ 813 milhões. Desse valor, 70% é proveniente de empréstimo do BID, com a contrapartida de 30% de recursos do tesouro estadual.

Ao todo, o Programa vai construir e reformar clínicas e hospitais em mais de 70 municípios. Também deve criar uma rede articulada e moderna, com o objetivo de qualificar o atendimento à população. As regiões beneficiadas pelo projeto foram escolhidas pela Secretaria após estudo que analisou as necessidades regionais e o perfil epidemiológico de cada um

Fonte: Portal do governo do estado